quinta-feira, 30 de maio de 2013

30 DE MAIO - DIA DE SANTA JOANA D'ARC


Joana D'arc era uma pobre camponesa francesa que aos 13 anos começou a ter visões e a escutar vozes, que aos poucos foi reconhecendo como um chamado de Deus.  Com apenas 17 anos, descobriu que precisava ajudar o rei Carlos VII na defesa da França contra a Inglaterra. 
Por meios materialmente inexplicáveis a jovem conseguiu chegar ao governador de sua província que a encaminhou ao rei.  Ouvindo-a, o monarca ficou impressionado com suas revelações e, não só acreditou na moça como a colocou à frente de seu exército.  Em pouco tempo, o exército francês conseguiu vencer a guerra contra os ingleses, reconquistando praticamente todo o território ocupado pela França.
Joana, porém, foi, pouco tempo depois, capturada pelos ingleses que lhe impuseram um processo onde tentaram provar que ela era uma bruxa.  Seu julgamento foi repleto de irregularidades e a moça acabou por ser condenada à fogueira.  Pouco depois, sua inocência foi comprovada.
Santificando minha vida:
Luto para construir uma pátria melhor?

Oração à Santa Joana D'arc
Ó Santa Joana D'arc, vós que, cumprindo a vontade de Deus, de espada em punho, vos lançastes à luta, por Deus e pela Pátria, ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus.
Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas que habitam nossa Pátria.
Santa Joana D'arc, ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária.  Que nada me obrigue a recuar, quando estou com a razão e a verdade: nem opressões, nem ameaças, nem processos, nem mesmo a fogueira.
Santa Joana D'arc, iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, defendei-me. Amém.