sábado, 29 de junho de 2013

29 DE JUNHO - DIA DE SÃO PEDRO



Dia 29 de junho é Dia de São Pedro.  É uma festa celebrada pela Igreja Católica em honra ao martírio em Roma dos Apóstolos São Pedro. A data em homenagem a São Pedro é umas das festas mais comemoradas entre as festas Juninas com muitos arraias, quermesses e fogueiras pelo Brasil, tal como o Dia de São João.  
A celebração tem origem muito antiga, e ocorre no dia 29 de junho, pois é a data do aniversário da morte e do translado das relíquias do santo.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no céu, é necessário que São Pedro abra aas portas. Também lhe é atribuída à responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las dizendo: “É a barriga de São Pedro que está roncando”.
É como Padroeiro dos pescadores que São Pedro é mais lembrado nas pequenas colônias de pescadores com procissões em seu louvor. Afinal o Apostolo era pescador na Galiléia. Foi para ele e seu irmão, André a frase de Cristo “Vinte e segui-me, que eu os farei pescadores de homens”.
São Pedro pescador da Galiléia nascido em Batsaida, às margens do Rio Jordão, discípulo de Jesus é conhecido como o Príncipe dos Apóstolos e como o fundador da Igreja Católica, tendo sido o primeiro Papa e também o que ficou mais tempo no Papado, por 37 anos.
“Eu te digo: tu és pedra e sobre esta pedra edificarei minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra, será também ligado nos céus” (Mt. 16:18-19).

ORAÇÃO A SÃO PEDRO
São Pedro, a vossa fraqueza humana vos levou a negar por três vezes o bom Mestre; mas as vossas lágrimas de arrependimento vos alcançaram o perdão.
Ó grande santo, dai-me a graça de vencer as minhas fraquezas humanas e fazei que a vossa fé e o vosso amor para com Cristo sejam para mim estímulo que me leve a vos imitar; e assim, imitando-vos na fé e no amor a Cristo, tenho a certeza de que, quando eu morrer, vós me haveis de receber de braços abertos na porta do reino dos céus.
São Pedro, abençoai o Papa, protegei toda a Igreja, confirmai os irmãos na fé.
Amém