quarta-feira, 10 de julho de 2013

PREFEITURA DE CUSTÓDIA PROMOVE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL


• Quinta-feira, 11 de julho de 2013.
Local: Colégio Municipal Ernesto Queiroz 
Horário: 13:30h às 17:30h
Palestra 01: O Papel da Comunicação na Construção da Autonomia do Sujeito
Palestrante: Flávio Henrique Menezes - possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestrado em Literatura pela Universidade Federal da Paraíba.

• Sexta-feira, 12 de julho de 2013.
Local: Colégio Municipal Ernesto Queiroz 
Horário: 8h às 12 h e 13:30h às 17:30h
OFICINA 01 – público alvo: professores da EDUCAÇÃO INFANTIL
Tema: Os Jogos na Construção da Base Alfabética
Responsável: Isabelle Santos: possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife; Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Frassinetti do Recife e em Educação de Jovens e Adultos, Globalização e Multiculturalidade.

OFICINA 02 – público alvo: professores da EDUCAÇÃO INFANTIL
Tema: Educando com Carinho: A Recreação na Educação Infantil
Responsável: Ana Claudia dos Santos Fialho – possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco e Especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar pela Universidade Federal de Pernambuco.

OFICINA 03 – público alvo: professores do Ensino Fundamental do 1° ao 5° ANO
Tema: A Dinâmica do Aprendizado na Perspectiva Lúdica
Responsável: Maria da Conceição Tavares - possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ensino Superior de Olinda; Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

OFICINA 04 – público alvo: professores do Ensino Fundamental do 1° ao 5° ANO
Tema: A Matemática do Cotidiano: Aprender para que?
Responsável: Maria do Socorro Nascimento - possui graduação em Matemática pela Fundação de Ensino Superior de Olinda; Especialização em Matemática pela Fundação de Ensino Superior de Olinda e Especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal de Pernambuco.

OFICINA 05 – público alvo: professores do Ensino Fundamental do 1° ao 5° ANO 
Tema: Ler e Entender: Princípios de toda Aprendizagem
Responsável: Gustavo Eustáquio de Vasconcelos Motta – possui graduação em Letras pela Faculdade de Ensino Superior de Olinda; graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco; Especialização em Educação de Jovens e Adultos com ênfase em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestrando em Educação pela Universidade de Lisboa.

OFICINA 06– público alvo: professores do Ensino Fundamental do 1° ao 5° ANO
Tema: Práticas de Gêneros Textuais no Contexto Educacional
Responsável: Esmeralda Maria Queiroz de Oliveira – possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife; Especialização em Educação pela Fundação de Ensino Superior de Olinda e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. 

OFICINA 07– público alvo: professores do Ensino Fundamental do 1° ao 5° ANO
Tema: Arte e Educação: Vivência e Experiência
Responsável: Anderson Leony Torres Costa - possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco; Especialização em História das Artes e Religião pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade de Humanidades – Lisboa


OFICINA 08 – público alvo: professores do Ensino Fundamental do 6° ao 9° ANO das áreas de Ciências Humanas e Ciências Naturais
Tema: A Avaliação como Processo Diagnóstico da Aprendizagem
Responsável: Betânia Cristina Guilherme - possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Pernambuco.

OFICINA 09 – público alvo: professores do Ensino Fundamental do 6° ao 9° ANO da área de Ciências Exatas
Tema: Problematizando e Vivendo a Matemática no Ensino Fundamental
Responsável: Jorge Henrique Duarte - possui graduação em Matemática pela Fundação de Ciências Humanas de Olinda; Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestrado em Educação Pela Universidade Federal de Pernambuco.

OFICINA 10 – público alvo: professores do Ensino Fundamental do 6° ao 9° ANO das áreas de Linguagem e Arte
Tema: Por que os alunos apresentam tanta resistência em aprender leitura e escrita nos diversos componentes curriculares.
Responsável: Flávio Henrique Menezes - possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestrado em Literatura pela Universidade Federal da Paraíba.

Realização: Prefeitura Municipal de Custódia
Secretaria Municipal de Educação de Custódia

Fonte e foto: Facebook da Prefeitura de Custódia - www.facebook.com/PrefeituraDeCustodia