sábado, 25 de janeiro de 2014

10 ANOS DO ORKUT

O Orkut completou dez anos nesta sexta-feira (24). A rede social, que dominou a internet brasileira nos seus anos de maior sucesso, chegou a ter cerca de 34,4 milhões de usuários apenas do Brasil, segundo o comScore. Hoje restam apenas 6 milhões de usuários.
Em meio a boatos de que o Google, empresa por trás do Orkut, fecharia o serviço de uma vez por todas, a rede social segue sem o sucesso de antes e é lembrada com nostalgia pelos antigos usuários. Muitos se divertem se lembrando dos tradicionais depoimentos, das conversas por scrap e, principalmente, das milhões de comunidades, que se destacavam pelos nomes inusitados e pelos fóruns de discussão.


A rede social foi criada pelo turco Orkut Büyükkökten e começou como um projeto do engenheiro de software para a Universidade de Stanford. Mais tarde, já no Google, Orkut foi quem liderou o desenvolvimento da rede social com seu nome.
Apesar de negar os boatos de desativação do Orkut, o Google segue ignorando sua primeira rede social e privilegiando a mais nova, o Google +. Longe de ganhar qualquer nova integração com outros serviços do Google, o Orkut tem apenas integração com o próprio Google + desde 2012.
Na esperança de atrair antigos usuários do Orkut, o Google + traz integrações com outros serviços populares, como o YouTube e o Maps. Ainda assim, os esforços da empresa renderam ao Google + apenas a 11ª posição no ranking Serasa Experian, enquanto o desprivilegiado Orkut se mantém na frente, com o 7º lugar.

Fonte: R7