quinta-feira, 15 de maio de 2014

PERNAMBUCANO ARRETADO: ANDRÉ VALLI

Nascido no Recife, André estreou profissionalmente em 1965 com a peça "Roda Viva", de Chico Buarque, no Rio, em São Paulo e Porto Alegre.
Na TV, atuou em mais de 15 novelas, além do seriado "Sítio do Picapau Amarelo", em que foi o Visconde de Sabugosa durante 10 anos, entre as décadas de 70 e 80.

Valli foi assistente de direção de Marília Pêra em "O Reverso da Psicanálise", no Teatro Casa Grande, com Ioná Magalhães e Luis Fernando Guimarães, e acumulou larga experiência na direção de espetáculos, muitas vezes musicais como "Elas por ela", com Marília Pêra, "A Prima Dona", de Alcione Araújo, mais uma vez com Marília e João Carlos Assis Brasil, "Charity Meu Amor", com Márcia Albuquerque e Sidney Magal, "Aluga-se um namorado", com Eri Johnson e Iara Jamra, etc.
Seu último trabalho em novelas foi em "Vidas opostas", da Rede Record, de 2006, mas sua última aparição na TV foi este ano, no programa "Zorra total", da Rede Globo.

O ator André Valli, de 62 anos, que por 10 anos interpretou o personagem Visconde de Sabugosa, da série 'Sítio do Pica-Pau Amarelo', morreu em 20 de junho de 2008 vítima de câncer no pâncreas e fígado,em seu apartamento, em Copacabana. Seu velório foi realizado no Teatro Villa-Lobos, em Copacabana, no Rio de Janeiro e seu corpo, embalsamado e encaminhado para o Recife, sua cidade natal, onde foi enterrado em 21 de junho.
Ele trabalhou em várias novelas da Rede Globo, entre elas 'O Cafona', 'O Bem Amado', 'Selva de Pedra', 'Senhora do destino' e 'Laços de Família'.

Fontes: O Globo / Wikipédia