domingo, 22 de março de 2015

MEDLEY NOTÍCIAS

Custódia se destaca no “Todos por Pernambuco”.
do município, com a participação do Governador Paulo Câmara e de todo o Secretariado estadual O Prefeito Luiz Carlos Gaudêncio e seus Secretários participaram do “Todos por Pernambuco” neste sábado (21/03). O seminário foi realizado em Arcoverde, na Autarquia de Ensino Superior. O Prefeito Luiz Carlos Gaudêncio falou diretamente com o Governador entregando em mãos as principais reivindicações do município e recebeu do Governador a afirmação de que ia analisar com carinho todas as suas solicitações.
Estavam expostas no documento as seguintes reivindicações:
- Asfaltamento da PE-310 (liga Custódia a Iguaracy).
- Asfaltamento da PE-312 (liga Custódia a Ibimirim).
- Doação de um terreno para construção do programa Minha Casa Minha Vida ( terreno este sem utilização, antiga pista de pouso).
- Melhoria no abastecimento d’água. ( interligação da adutora do Pajeú com a adutora de Fátima)
- Construção de uma escola técnica estadual.
Os Secretários do município de Custódia também participaram de plenárias que aconteciam simultaneamente em várias salas. No final o Prefeito Luiz Carlos fez uma avaliação do evento “foi muito positivo para o município de Custódia a sua participação nessa plenária está junto ao Governador e seus Secretários evita muitas vezes o deslocamento até a capital. Todos os nossos Secretários municipais expuseram suas dificuldades junto ao secretariado estadual que ouviam e relacionavam pontos para ata que seria levado ao Governador posteriormente. Posso dizer que custódia se destacou nesse evento, primeiramente pelo número de participes e segundo pela preparação do conteúdo a ser apresentado” concluiu o Prefeito.

 Prefeito Luiz Carlos participa do seminário ‘Todos por Pernambuco.

O Prefeito Luiz Carlos (PT) encontra-se na cidade de Arcoverde, durante todo este sábado (21), participando juntamente com a equipe de governo do seminário “Todos por Pernambuco”. O seminário tem como objetivo conhecer as reais demandas da sociedade. Os encontros estão acontecendo durante todo o mês de março e abril. No turno da manhã os participantes se reúnem em grupos temáticos coordenados por dirigentes das secretarias estatais. No turno da tarde, os grupos vão apresentar os seus relatórios na plenária do seminário. 
O Prefeito Luiz Carlos enumerou as prioridades para o município dentre elas o asfalto da PE 310 (trecho que liga Custódia à Iguaraci; há aproximadamente 30 anos que essa obra é reivindicada), recuperação da Adutora de Fátima (devido à escassez do fornecimento de água pelo Açude do DNOCS, é preciso a ampliação do fornecimento de água pela Adutora de Fátima) e a doação do terreno do campo de aviação para a construção das casas do projeto minha casa minha vida (o terreno é propriedade estatual que precisa ser doado para a construção de moradias dignas para a população mais carente do município).

Prefeito Luiz Carlos participa do seminário ‘Todos por Pernambuco’

O Prefeito Luiz Carlos (PT) encontrou-se na cidade de Arcoverde, durante todo este sábado (21), participando juntamente com a equipe de governo do seminário “Todos por Pernambuco”. O seminário tem como objetivo conhecer as reais demandas da sociedade. Os encontros estão acontecendo durante todo o mês de março e abril. No turno da manhã os participantes se reúnem em grupos temáticos coordenados por dirigentes das secretarias estatais. No turno da tarde, os grupos vão apresentar os seus relatórios na plenária do seminário. 
O Prefeito Luiz Carlos enumerou as prioridades para o município dentre elas o asfalto da PE 310 (trecho que liga Custódia à Iguaraci; há aproximadamente 30 anos que essa obra é reivindicada), recuperação da Adutora de Fátima (devido à escassez do fornecimento de água pelo Açude do DNOCS, é preciso a ampliação do fornecimento de água pela Adutora de Fátima) e a doação do terreno do campo de aviação para a construção das casas do projeto minha casa minha vida (o terreno é propriedade estatual que precisa ser doado para a construção de moradias dignas para a população mais carente do município).

Festas de Março acabam com gostinho de quero mais

O mês foi marcado pelas mais variadas atrações sejam na seara da religiosidade como no entretenimento
O Mês de Março é um mês que gera muita expectativa na população custodiense. Por ser o mês onde se comemora o padroeiro da cidade, Padroeiro São José, tornou-se tradicional no calendário do município. Um mês regrado com muita fé que começou no dia 09 (segunda-feira), com a apresentação do Show Gospel de Batista Lima, que reuniu uma grande multidão na Praça Padre Leão, seguiu até o dia 19 (quinta-feira) com a Procissão de São José pelas principais ruas da cidade que também levou muitos fiéis a seguir o santo. 
Durante esses dez dias a Igreja Matriz de São José foi o cenário para muitas demonstrações de fé, com músicas fervorosas e rezas, atraindo através das novenas muitas pessoas. Diante desta grande expectativa gerada e experimentada para o mês de Março, com ele vem uma programação regrada de muitas atrações nacionais e regionais para trazer entretenimento e lazer para o povo custodiense. 
A abertura oficial aconteceu com a Missa do Vaqueiro, no sábado (14), reunindo vaqueiros de toda região. Os vaqueiros percorreram as principais ruas de Custódia até o parque Armando Wanderley da Fonte onde foi celebrada a missa pelo Padre Roberto Luciano acompanhado do Coral de Aboiadores de Serrita. No final do encontro foi entregue troféus aos participantes da missa. 
As festas tradicionais deram ensejo à continuação das comemorações do Mês de Março com a apresentação Azamigas da Farra e Saia Rodada, no sábado (14). No dia seguinte, o domingo (15), foi à vez de Ranieri & Banda, e Vicente Nery. A satisfação dos expectadores gerou sucesso total para o fim de semana.
Na sequência dos festejos do Padroeiro São José, para não fugir à regra, os shows de Arreio de Ouro e Buscapé (17) e Cavaleiros do Forró agitaram todo o público deixando fãs em delírio. Para fechar com chave de ouro, se apresentaram Luan Estilizado e as Coleguinhas Simone e Silmara que abrilhantaram a festa e garantiram um show à altura do povo custodiense.
Além de proporcionar o fomento à tradição custodiense e garantir um show decente para o povo, o Prefeito Luiz Carlos se preocupou em contactar com a parceria da Polícia Militar (CIOSAC e GATI), Polícia Civil e também da Polícia Rodoviária Federal para garantir a segurança dos presentes. Além disso, a parceria com a Secretaria de Saúde, através de equipe de profissionais e ambulância à disposição para atender as demandas.

Encerra de forma iluminada os festejos do Padroeiro São José.

pessoas, o maior público das últimas edições da festa do padroeiro. Sucesso absoluto. No comando do dia (17/03) Arreio de Ouro e Busca Pé e Cavaleiros do Forró e o peruano Israel que agitaram a galera. No encerramento da festa (18/03) foi a vez de Luan Estilizado e as coleguinhas Simone e Simara. No meio do shows Simone passou mal e foi atendida por uma equipe de saúde que fazia plantão para eventuais ocorrências, aplaudida Simara emocionada com o acontecimento continuou o show de forma brilhante e encerrou as festividades do Padroeiro São José.“ Fico satisfeito com o resultado obtido com a realização desse evento mesmo diante de uma crise financeira conseguimos com menos recurso realizar uma festa a altura do nosso povo, quero agradecer a equipe da Prefeitura Municipal de Custódia, os Secretários, a comunicação, os garis que mantiveram o parque limpo, a polícia militar que manteve a ordem durante todo evento, as pessoas que diretamente estavam envolvidos com a contratação das bandas e a execução dos shows que aconteceram sem nenhum imprevisto, agradecer a população porque sem a presença em massa dela não teríamos esse sucesso que foi. Em fim agradecer a todos que de uma forma direta ou indireta contribuíram para que fosse realizado de forma deslumbrante mais uma festa do Padroeiro São José” concluiu o Prefeito Luiz Carlos Gaudêncio.
Os últimos dois dias dos festejos de São José levaram ao pátio Armando Wanderley da Fonte mais de 20.000 pessoas, o maior público das últimas edições da festa do padroeiro. Sucesso absoluto. No comando do dia (17/03) Arreio de Ouro e Busca Pé e Cavaleiros do Forró e o peruano Israel que agitaram a galera. No encerramento da festa (18/03) foi a vez de Luan Estilizado e as coleguinhas Simone e Simara. No meio do shows Simone passou mal e foi atendida por uma equipe de saúde que fazia plantão para eventuais ocorrências, aplaudida Simara emocionada com o acontecimento continuou o show de forma brilhante e encerrou as festividades do Padroeiro São José.“ Fico satisfeito com o resultado obtido com a realização desse evento mesmo diante de uma crise financeira conseguimos com menos recurso realizar uma festa a altura do nosso povo, quero agradecer a equipe da Prefeitura Municipal de Custódia, os Secretários, a comunicação, os garis que mantiveram o parque limpo, a polícia militar que manteve a ordem durante todo evento, as pessoas que diretamente estavam envolvidos com a contratação das bandas e a execução dos shows que aconteceram sem nenhum imprevisto, agradecer a população porque sem a presença em massa dela não teríamos esse sucesso que foi. Em fim agradecer a todos que de uma forma direta ou indireta contribuíram para que fosse realizado de forma deslumbrante mais uma festa do Padroeiro São José” concluiu o Prefeito Luiz Carlos Gaudêncio.

Custódia recebe visita ilustre da Secretária Estadual da Mulher

O intuito do encontro foi de firmar novos convênios para políticas públicas para mulheres da cidade.
A Secretaria de Ação Social, por meio da recém-empossada a Coordenadora Municipal da Mulher, Clélia Nogueira, recepcionou juntamente com toda equipe de governo, a Secretária Estadual da Mulher, Sílvia Cordeiro, a Coordenadora Regional da Mulher do Sertão de Moxotó, Santina Tereza e demais integrantes. Foi ontem (16) o encontro na Casa do Povo, Casa João Miro da Silva, com representantes do Executivo, o Prefeito Luiz Carlos e secretários municipais, do Poder Legislativo, Yolanda de Alzira, Wilson Leandro e Nidinho de Biu e a vice-presidente da Associação das Mulheres Urbanas e Rurais do município, Ozanira Moura.
Durante a visita a Secretária Sílvia Cordeiro tomou ciência sobre os serviços prestados pela Coordenadoria Municipal no âmbito social, jurídico, saúde da mulher, além de orientação e informação para casos e violência doméstica através de campanhas promovidas pela Secretaria de Ação Social e cursos e oficinas oferecidos para auferir renda e terapia ocupacional.
O Prefeito Luiz Carlos explicou como funcionava anteriormente a Coordenadoria e chamou a atenção sobre as mudanças que aconteceram para melhor servir e atender toda a demanda feminina. “Anteriormente funcionava dentro do CREAS sem muito destaque. Agora nomeamos uma Coordenadora e vamos dar atenção especial para esse segmento no município. Já realizamos várias ações em prol da mulher no que tange a uma assistência jurídica de qualidade, à construção de Creches para acolher seus filhos. Sem deixar de citar a prestação de serviços na saúde e na inclusão no mercado de trabalho”, disse o Prefeito Luiz Carlos.
Durante os pronunciamentos, a Vereadora Yolanda de Alzira citou as lutas sociais travadas para desenvolver políticas públicas para as mulheres. A Secretária de Ação Social, Margarete Ferreira falou da importância de firmar parcerias e unir esforços para desenvolver essas políticas sociais no município.
A Coordenadora Municipal da Mulher, Clélia Nogueira, sinalizou que o encontro é um importante passo para a inclusão da mulher no tange a todos os serviços oferecidos de forma que melhor atenda e seja eficaz, priorizando a humanidade seja em qual âmbito for oferecido. Entregou, ainda, um plano de ação para serem executadas na cidade.
A Secretária Estadual da Mulher, Sílvia Cordeiro, em seu discurso, parabenizou a iniciativa do Prefeito em dar atenção especial à causa das mulheres. “Estou muito satisfeita com o engajamento do governo municipal com a causa das mulheres. Vejo que as mulheres têm um papel de destaque no município e isso só tende a trazer desenvolvimento e progresso. Não menosprezando o trabalho realizado pelos homens, mas as mulheres tem um toque muito especial no que fazem. Vamos procurar atender todas as demandas do município e auxiliar para desenvolver políticas públicas voltadas para o segmento feminino”.

Festa de São José tem recorde de público nos dois primeiros dias. 

O público compareceu em massa para festejar os dos primeiros dias de festa em homenagem ao Padroeiro São José. Ao som das Azmigas e o Forrozão Saia Rodada o primeiro dia (15) lotou o pátio do parque Armando Wanderley da Fonte, Raí (Saia Rodada) relembrou antigos sucessos da trajetória da banda, já as Azamigas da Farra tocaram o que está em sucesso agradando em cheio a juventude presente. No segundo dia foi a vez de Raniere & Banda e Vicente Nery, Raniere levou o público presente que lotou mais uma vez o pátio ao delírio quando tocou músicas ligada a cultura da vaquejada, também agradou tocando músicas de sucessos recentes, um show eclético com direito a whisky open bar servido no meio da galera na mesa da amargura. O segundo dia dos shows foi encerrado com o tão esperado cantor Vicente Nery que deu um verdadeiro show agradando todo o público presente. Mais a festa não para por ai ainda tem shows com Arreio de Ouro E Busca Pé (17/03) e encerrando os festejos em comemoração ao padroeiro São José (18/03), Luan Estilizado e Simone E Simara (as coleguinhas).

Missa do Vaqueiro ano 2015 reuni vaqueiros de toda região.        

Mais uma vez Custódia realizou a já tradicional Missa do Vaqueiro reunindo vaqueiros de toda região. Montados nos seus cavalos, vestidos de gibão, botas, coletes e chapéu de couro enfeitado, trazendo no semblante a bravura do homem sertanejo. Os vaqueiros percorreram as principais ruas de Custódia até o parque Armando Wanderley da Fonte onde foi celebrada a missa pelo Padre Roberto Luciano.
Com um ato de fé do homem sertanejo, que apesar de ser um povo sofrido, não perde jamais a esperança de dias melhores, foi celebrado a Missa do Vaqueiro pelo Padre Roberto Luciano que teve o acompanhamento do Coral de Aboiadores de Serrita. No final foram distribuídos troféus para todos os que participaram deste grande evento que marcou e abriu com chave de ouro os festejos do padroeiro de Custódia, São José.

Fonte: ASCOM-PMC