domingo, 4 de dezembro de 2016

APCA ELEGE OS MELHORES DA TV EM 2016; CONFIRA OS VENCEDORES


A APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) divulgou na noite da última quarta-feira, 30, os vencedores do Prêmio APCA, que elege as melhores produções de 2016. O mineiro Leonardo Fernandes foi premiado como melhor ator de teatro, por sua interpretação no monólogo Cachorro enterrado vivo

Rita Lee, que está afastada dos palcos desde 2012 e lançou uma autobiografia neste ano, levou o Grande Prêmio da Crítica. O prêmio celebra os mais de 50 anos de carreira da cantora, conhecida como a Rainha do Rock brasileiro, que acumula mais de 29 álbuns de estúdio em sua discografia com canções memoráveis como Ovelha negraLança perfume Doce vampiro

A cantora e compositora Céu ficou com o prêmio Artista do Ano, vitória apoiada no sucesso de seu quarto álbum, Tropix, que ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro e Melhor Engenharia de Gravação em 2016.  Celebrado pela crítica, o álbum mostra uma nova diretriz na sonoridade das músicas da artista, que já passou pelo samba, jazz e agora traz a sua marca para o synthpop experimental.  

Já o trio Metá Metá, de Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Thiago França, ficou com a categoria Melhor Álbum, pelo disco MM3, terceiro de inéditas do grupo. Bastante celebrado pela crítica, o álbum é marcado pelo desprendimento. Segundo a banda, os três não pretendem gravar um disco perfeito. 
 
Revelação e a banda Baiana System como Melhor Show. 

Os disco póstumo do rapper Sabotage, Sabotage, ficou com o prêmio de Melhor Produção e Direção Artística, trabalho realizado por Rica Amabis, Daniel ''Ganjaman'' Takara e Tejo Damasceno. 

A categoria ainda prestou uma homenagem a Fernando Faro, morto no primeiro semestre deste ano, produtor de shows e programas de TV, como o Ensaios, da TV Cultura. 

Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) elegeu, também os melhores da televisão em 2016. Votaram os críticos Barbara Sacchitiello, Cristina Padiglione, Edianez Parente, Flavio Ricco, Fabio Maksymczuk, José Armando Vanucci, Neuber Fischer, Nilson Xavier e Paulo Gustavo.
Veja os vencedores do melhor da televisão:
Novela: “Velho Chico”
Série: “Justiça”
Ator: Marco Ricca
Atriz: Selma Egrei
Diretor: José Luiz Villamarim
Infantil: Detetives do Prédio Azul
Olimpíada: SporTV
Grande Prêmio: Domingos Montagner.

Fonte: Observatório da Televisão