domingo, 25 de dezembro de 2016

NATAL


Natal é comemorado anualmente em 25 de dezembro e é considerado um feriado no Brasil e em vários países do mundo.
Esta é uma celebração originalmente cristã, mas que com o passar do tempo foi disseminado para fora do âmbito religioso.
Atualmente, o Natal é feriado em quase todos os países do mundo, independente da religião, todas as pessoas celebram esta festividade a sua maneira.
As festividades do Natal começam no dia 24 de dezembro, quando um grupo de pessoas próximas (normalmente familiares e amigos) se reúnem para uma ceia – refeição a meia noite – e trocam presentes e mensagens de afeto.
Dia de Natal é um dos feriados mais importantes no calendário católico português e é a data mais esperada do ano pelas crianças.
O Natal celebra-se todos os anos a 25 de dezembro, comemorando o nascimento do Menino Jesus, filho da Virgem Maria e de São José..
Na noite de 24 de dezembro as famílias reúnem-se para a Ceia de Natal. À mesa degustam-se as iguarias de Natal como o bacalhau, as rabanadas, o pão-de-ló, o bolo-rei, os sonhos de natal, entre muitos outros alimentos tradicionais de Natal.
Às 00h00 do dia 25 de dezembro realiza-se a tradicional Missa do Galo em certas localidades do país. Algumas famílias assistem a esta missa que comemora o nascimento do Menino Jesus, em Belém. Em casa beija-se o Menino Jesus do presépio à meia-noite.
Depois da meia noite as crianças podem abrir os presentes colocados junto à árvore de Natal. Algumas esperam até à manhã de 25 de dezembro para abrir os presentes. No dia 25 o almoço junta novamente as famílias para a comemoração do Natal.
Tradicionalmente, o Natal é a data conhecida como do nascimento de Jesus Cristo, e é uma celebração típica da religião Católica.
No século III d.C, a Igreja queria converter os povos pagãos para o Império Romano, para que eles passassem a comemorar o nascimento de Jesus.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que os três reis Magos levaram para entregar os presentes ao menino Jesus.
O dia 25 de dezembro foi escolhido para que a data do nascimento de Jesus coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol", que comemorava o solstício de inverno.
Atualmente, as pessoas costumam enfeitar árvores e fazer outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las no dia 6 de janeiro, data conhecida como o Dia de Reis.
"Que neste Natal as bênçãos de Deus caiam sobre toda a sua família! Que neste dia tão feliz e cheio de ternura, os laços familiares e das amizades fiquem mais apertados! Feliz Natal!”
“Meu querido amigo, chegou mais um Natal e mais um ano está chegando ao fim… Vamos aproveitar para agradecer por todos os objetivos alcançados e por todas as glórias recebidas! Vamos também agradecer por ter tido a oportunidade de aprender com os nossos erros… Neste dia especial, que lembramos do nascimento do menino Jesus, vamos nos dedicar a renovar a esperança e a fé no mundo! Feliz Natal!”
Fonte: Calendarr