domingo, 19 de março de 2017

19 DE MARÇO - DIA DE SÃO JOSÉ


Dia de São José é comemorado anualmente em 19 de março.  Esta é uma data religiosa que celebra a figura do "pai terreno" de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo: José de Nazaré ou José, o Carpinteiro é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo. São José é considerado o padroeiro das Igrejas Ortodoxa, Anglicana e Católica, além de ser também o "padroeiro dos trabalhadores" e "padroeiro das famílias". Em Portugal, o Dia de São José é também celebrado como o Dia do Pai
Na tradição popular brasileira, no Dia de São José é comum fazer a “simpatia das frutas”, com o intuito de conquistar um objetivo muito almejado. Normalmente, esta simpatia é feita pelas pessoas que desejam arranjar um bom casamento. O ritual consiste em escrever o nome de várias frutas que você conhece (e costuma consumir) em pedaços de papel, colocar tudo numa caixa e sortear um. A fruta que for sorteada não deverá ser consumida pela pessoa durante um ano, como forma de penitência e promessa para São José interceder no desejo feito pelo fiel. Não é permitido consumir nenhum alimento que contenha a fruta sorteada. Logo a seguir, de acordo com a tradição, aconselha-se que o fiel faça uma oração à São José, como forma de agradecimento.

Oração de São José

"A vós, São José, recorremos na nossa tribulação, cheios de confiança solicitamos a vossa proteção no dia de hoje para todos os pais de família.
Vós fostes o pai adotivo de Jesus, soubestes amá-Lo, respeitá-Lo e educá-Lo com amor e dedicação, como vosso próprio filho.
Olhai todos os pais do mundo e especialmente os da nossa comunidade, para que, com amor e dedicação, eduquem os seus filhos na fé cristã e para a vida.
Protegei todos os pais doentes que sofrem por não poderem dar saúde, educação e casa decente para seus filhos.
Protegei todos os pais que trabalham arduamente no dia-a-dia para não faltar nada aos seus filhos.
Protegei todos os pais que se dedicam de corpo e alma à sua família.
Iluminai todos os pais que não querem assumir sua paternidade.
Iluminai todos os pais que desprezam seus filhos e esposas.
Enfim, olhai por todos os pais, para que assumam e vivam com alegria sua vocação paterna. Ámen".
Fonte: Calendarr