quinta-feira, 9 de março de 2017

GLOBO SE ARMA PARA GUERRA JUDICIAL CONTRA DANÇA DE XUXA NA RECORD


A Globo mobilizou uma equipe de advogados para uma eventual guerra jurídica contra o programa Dancing Brasil, a versão da Dança dos Famosos que a Record exibe a partir de 3 de abril, com apresentação de Xuxa Meneghel. A emissora ainda não decidiu se irá à Justiça contra o formato, similar ao quadro do Domingão do Faustão, mas já está pronta. Vai esperar a estreia da atração da concorrente.

Um dos principais argumentos a serem defendidos pelo departamento jurídico da Globo é a de quebra do direito de exclusividade. Para exibir a Dança dos Famosos, a Globo comprou da EndemolShine a licença do formato Strictly Dancing, que é uma adaptação de Strictly Come Dancing.

Para realizar o Dancing Brasil, nome do novo programa de Xuxa, a Record adquiriu o formato de Dancing with The Stars, a versão americana de Strictly Come Dancing. Ou seja, os dois programas têm a mesma origem. A confusão aumenta porque o programa da Record será produzido pela EndemolShine, a mesma que vende o formato da Dança dos Famosos para a Globo.

A diferença entre os formatos é muito pequena. Em ambos, pessoas famosas dançam ritmos musicais com bailarinos profissionais. No formato de Xuxa, diferentemente do de Fausto Silva, as celebridades não dançam todas elas o mesmo ritmo no mesmo dia e são avaliadas por um júri fixo _não há jurados artísticos.

britânica proprietária do formato de Strictly Come Dancing. A EndemolShine diz que é apenas produtora do talent show de Xuxa, uma vez que é representante da BBC no Brasil. Consultada, a Globo nega que irá processar a Record ou a Endemol. A BBC não se pronunciou.

Dança dos Famosos terá nesta ano a 14ª edição. É uma das maiores audiências do Domingão do Faustão. Já Dancing Brasil é uma tentativa de alavancar Xuxa Meneghel, que fracassou com um programa de auditório comum. Terá 13 episódios de uma hora e meia cada.

Seu elenco já está definido: a jornalista Fabíola Gadelha; a ginasta Jade Barbosa; as atrizes Bianca Rinaldi, Juliana Silveira, Maytê Piragibe; a dançarina Sheila Mello; a atriz, cantora e dançarina Tânia Alves; o chef Dalton Rangel; os cantores Guilherme, Tony Sales e MC Gui; os atores Leonardo Miggiorin e Micael Borges; e o ex-jogador de futebol Richarlyson.

Fonte: Notícias da TV